O Bairro do Aleixo - Digressão Mundial

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Mrs. Therese Benzie

Veste-se sempre de preto. Nasceu nos arredores de Sydney há sessenta anos, tem o cabelo todo grisalho, muito fino.
Nunca quis casar e mudou-se muito nova para o centro da cidade. Trabalhou em várias lojas, cafés e restaurantes. Um dia decidiu, com umas amigas, abrir um estabelecimento de diversão para homens. Alugaram uma cave numa pequena rua, prependicular a Darlinghurst St. e começaram a produzir números de strip tease. Eram novas, era o início dos anos sessenta em Sydney e a actividade era relativamente perigosa.
Na cave ao lado existia uma discoteca. Abria só à noite e repartiam durante algumas horas o porteiro. Um pugilista falhado, roubado a um policial americano.
Durante quase vinte anos, Mrs. Benzie viveu assim. Nos anos oitenta, já com uma reputação mais do que consolidada, decidiram mudar-se para uma cave maior, numa das ruas principais do bairro. Chamaram ao novo bar Hotel Double X e puseram um grande néon na fachada.
Poucos anos depois o negócio espandiu-se. Abriram uma loja com adereços para homens e mulheres. Alugaram o primeiro andar do edifício para construirem um departamento de eventos privados, com bar e restaurante de luxo. O estabelecimento principal funcionava vinte e quatro horas por dia, o que fez com que o movimento de pessoas na rua não parasse nunca. As outras lojas também prolongaram o horário de trabalho.
Vendeu a sua parte do negócio há meia dúzia de anos. As amigas que fundaram a empresa com ela reformaram-se mais cedo.
Agora passa os dias a passear, a visitar velhos amigos e amigas. De vez em quando gosta de visitar algumas das novas casas para ver as novidades, conversar com alguém. Recentemente foi nomeada membro honorário da direcção do festival Mardi Gras.
Todas as manhãs sai de casa, bebe um café com leite na Springfield Avenue e senta-se junto a fonte a fumar um cigarro.