O Bairro do Aleixo - Digressão Mundial

terça-feira, janeiro 18, 2005

O contacto

Pontual. Estava sentado na Federation Square a ler o jornal, conforme programado.
Um homem de meia idade, bigode, um sotaque demasiado cerrado para se entender. Diz-me que prefere instruções escritas. Num guardanapo escrevo três frases e alguns números. Parto do princípio que já está ao corrente das minhas investigações e que não são necessárias mais explicações. Entrego-lhe o papel. Arruma cuidadosamente o jornal para ler o papel. Aponta-me o verso, pede-me para escrever uma data e uma morada. Escrevo o nome de um restaurante discreto e uma data. Guarda o guardanapo no bolso da camisa, despede-se com um aceno de cabeça e caminha em direcção a Swanson Street com o jornal debaixo do braço.
Não sei de onde veio o contacto. O Pedro fez todo o trabalho de preparação e enviou-me todas as instruções necessárias. 'O contacto trata de tudo, não te preocupes. Diz-lhe o que precisas e dá-lhe tempo.'
O objectivo desta missão, apesar de secreta, é coligir toda a informação possível sobre comércios ilegais no continente australiano, para posteriormente analisarmos, na CMTCONBA, a possibilidade de cooperação com as organizações locais.
Actualmente estamos com dificuldade em escoar auto-rádios e algumas marcas de relógios. As organizações australianas precisam de exportar artigos de surf e carne de canguru.
Por isso, espero ansiosamente pelo dossier com os diversos relatórios de actividade das Organizações Não Governamentais para o Tráfico Internacional, vulgarmente conhecidas por ONG's.